BIOGRAFIA



AUTORA • JORNALISTA • EDUCADORA


Nye Ribeiro nasceu no ano de 1950, em Boa Esperança, Minas Gerais. Passou sua infância em contato com a natureza, andando pelos morros, seguindo trilhas e descobrindo caminhos. Aprendeu a nadar no rio, pisando nas pedras e sentindo o movimento dos peixinhos que nadavam à sua volta. Gostava de andar descalça, brincar na chuva e subir até o alto das árvores.

Com doze anos Nye foi morar em Campinas (SP). Com dezessete, já era professora, no Colégio Progresso Campineiro. Fez o curso de Pedagogia e lecionou durante dezoito anos.

Foi na sala de aula, que Nye começou a inventar histórias para motivar as crianças a lerem, escreverem e desenvolverem atividades. Reservava sempre uns minutos para contar histórias. Era um momento mágico, para as crianças e para mim também – comenta a autora.

Mais tarde, Nye fez Jornalismo e mudou de profissão. Passou a escrever para jornais e revistas de educação. Entrevistou grandes personalidades, como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Yves de La Taille, Leonardo Boff, Frei Beto, Rubem Alves, e muitos outros.

Trabalhou como assessora de imprensa, escreveu roteiros de vídeo e fez diversos jornais e revistas (edição e redação), tais como: “O Comunitário” (jornal da Escola Comunitária de Campinas), “Bem Vindo à FEA” (revista da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp), “EDETODOS” (jornal interno da Editora Ática), “Papirus 25 anos” (revista comemorativa da Papirus Editora) e Papirus (órgão informativo da editora).

Em 1999 assumiu o Departamento Editorial da Roda Viva Comunicações e Eventos e em 2000 montou o “I Seminário Itinerante: Capacitação de Educadores–Temas Transversais”, com uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, mestres e doutores em educação, biólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, jornalistas e escritores.

Em 2003, junto com sua filha, Beatriz Ribeiro, realizou um antigo sonho: a criação da Roda & Cia Editora, por meio da qual vem desenvolvendo novos projetos.

Em 2009 concluiu sua Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal. Atualmente, além de trabalhar na sua própria editora, Nye Ribeiro participa de eventos de literatura e publica obras por outras editoras.

Com mais de 60 livros publicados, a autora é constantemente convidada para participar de eventos ligados à Literatura, ministrar palestras e oficinas para educadores.

IMGP2232.JPG